sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Madeiras usadas na fabricaçao da guitarra

Esses sao os tipos de madeiras usadas na fabricaçao das guitarras as piores madeiras usadas na construnçao do instrumento sao o AGLOMERADO e o COMPENSADO, literalmente essas madeiras sao umas porcarias.


MOGNO
Mogno ou Mahogany. Uma das melhores madeiras para construçao de guitarras. Muito utilizada em Gibsons (uma das melhores marcas de guitarras). usada geralmente no corpo da guitarra onde se posiciona os captadores a ponte e os knobs. Por ela ser densa ela nao espalha as vibraçoes e direciona aos captadores com som mais encorporado. boa para guitarras de Blues e Jazz. 
 MAPLE
Usada Geralmente em braços e escalas de guitarras, e aquela madeira meio creme que vemos geralmente no braço das guitarras strato, mas ela tambem e importante agente no som da guitarra ela que da aquele som mais agudo com mais brilho.
JACARANDA DA BAHIA
Usada em guitarras com otima qualidade geralmente acompanhada de mogno e maple, usada geralmente nas escalas das guitarras Gibson.
ROSEWOOD
Rosewood(Jacaranda com outro nome) usada no braço tem um to escuro densidade grande e isso lhe dar um som mais aveluldado e suave.
ALDER
Madeira clara usada no corpo, som suave pouca densidade, parecida com um tipo de madeira chamada Ash, dizem que o Ash e melhor do que o Alder, porque o ash foi usada em marcas muito famosas como Fender, mas isso nao quer dizer nada.
BASSWOOD
Madeira clara com um timbre suave, usado em corpos, mas tambem e usado nas escalas e braço das guitarras, comparada com o Cedro e o Poplar . Mas nenhuma e melhor que a outra isso vai do gosto depende do timbre que ele procura. Tipo de madeira geralmente usada em Ibanez e Jacksons.
CEDRO
Madeira geralmente usada em escalas e braços. Tem um som estalado tipico das guitarras strato som com brilho e pouco sustain pois ela nao e muito densa. 
MARUPA
Madeira usada constantemente pela Tagima muito densa e por isso e muito pesada com boa durabilidade, a consequencia dessa densidade e um bom sustain que rende muito. Madeira comparada ao Alder apesar de o Alder ter pouca densidade e ser muito mais leve.
EBANO
Madeira usada em escalas uma alternativa mais cara, madeira escura parecida com o Rosewood, e um opcional que da uma certa beleza ao instrumento e mais usado em instrumentos de sopro.
POPLAR
Madeira nao muito conhecida usada em algumas Gianninis e em umas Fenders mexicanas, madeira clara mas nao posso afirma-los de sua qualidade. Provavelmente nao sao boas pois se nao seriam mais usadas em guitarras famosas ou populares.
COMPENSADO
Nao queria nem falar sobre esse material mas isso e um tipo de madeira que incrivelmente e usada em guitarras que eu nao queria nem de graça, madeira clara usadas no corpo da guitarra que certamente vai ser uma porcaria. Formada Por muitos graos de madeira prensadas ai da a forma a uma madeira que nao serve pra fabricar guitarras, moveis sim, instrumentos nao.
AGLOMERADO
Aglomerado e a mesma coisa do compensado so que o aglomerado e feito de varias lascas de madeira prensadas se existe-se uma piramide sobre madeiras com certeza o aglomerado e o compensado estariam na base da cadeia de madeiras.


Alem dessas que citei a muitas outras mas nao sao muito conhecidas nem usadas entao nao irei publicar.

Um comentário:

  1. Bom dia amigo,
    Interessante seu blog sobre as madeiras utilizadas nas guitarras.
    Entretanto não entendo porque falar mal da Fender Mexicana. ("Provavelmente nao sao boas pois se nao seriam mais usadas em guitarras famosas ou populares...
    Populares? Famosas? Popular onde? Nos Estados Unidos? Quer dizer então que quem tem uma guitarra que não seja "famosa" e mora no México possui um péssimo instrumento? Tenho uma Fender Mexicana que me proporciona um timbre excelente. Concordo com vc que existem péssimas guitarras, não só com madeira ruim mas captadores, parte elétrica, trastes, pontes...mas daí a dizer que a Fender MIM é uma porcaria... Amigo, a Fender não queimaria seu nome deixando que fabricassem um instrumento levando o seu logo, a sua marca, sem o mínimo de qualidade...
    Claro que as norte-americanas não possuem captadores de cerâmica, tem o corpo maciço em Alder ou Ash... mas a falta diso não faz com as outras Fenders sejam uma droga.
    Se fosse assim a Southern Cross, a Fender brasileira, fabricada entre 1992 e 1995 ainda estaria sendo feita no Brasil pela Giannini. Como a Giannini não obedeceu os padrões Fender, acabou perdendo o direito de fabricação.
    A próposito, a madeira utilizada nas Fender Mexicana não é Poplar, um cedro africano mas sim compostas de até 5 partes de várias madeiras, inclusive o Alder, o que não impede um bom timbre.
    Caso queira mais informações a respeito ou discutir o assunto, meu e-mail: claudiofanaya@gmail.com
    Forte abraço!

    ResponderExcluir