sexta-feira, 29 de julho de 2011

Palhetas



hoje vou falar sobre um acessorio muito usado no mundo dos intrumentos de corda" A PALHETA" particularmente eu nao gosto muito de usar palhetas gosto de dedilhar ou fazer arranjos com puxadinhas e etc; mas como eu tenho uma guitarra (e a maioria das pessoas que tocam guitarra tocam com palheta) decidi treinar palhetadas e to tirando bons proveitos disso. mas vamos ao assunto principal.


SENTA QUE LA VEM HISTORIA



O Nome
O nome em português "PALHETA", em inglês "PICK", ou ainda "PLEC" tem origem na palavra PLECTRUM (ou PLECTRA, no plural). Mas o que significa esta palavra?
De acordo com o que Will Hover diz em seu livro(que nao li) denominado: "Picks! The Colorful Saga of Vintage Celluloid Guitar Plectrums"  a definição de plectrum é:


plectrum / plek'tram / n., pl., plectra/plectrums [L, fr. Gk. plectron]
1. Um pequeno pedaço de madeira, metal, marfim, etc. para tocar as cordas de uma lira, bandolim, guitarra, etc.

A Origem
Tal como tantas estórias sobre inúmeros artefatos, a origem das palhetas, assim como a dos próprios instrumentos de corda, perdeu-se no tempo. Alguns historiadores afirmam ser o arco utilizado para disparar flechas, o primeiro instrumento de corda e uma ponta de flecha, a primeira palheta!!!
Algum músico num passado bastante distante deve ter observado que tocar uma corda com um pedaço de madeira, osso ou pedra, produzia um som com tonalidade e volume diferenciados.
Alguns cientistas em Katanda, África, desenterraram o que parece ser um tipo de instrumento de corda, acompanhado do que parece ser uma palheta, datados de aproximadamente 70.000 anos. Com certeza, há mais de dois mil anos atrás, palhetas já eram bem utilizadas por egípcios, chineses e pelos povos árabes, sendo introduzidas na Península Ibérica com a invasão dos Mouros, em 711 D.C.

Os Materiais
Praticamente, todos os materiais naturais foram testados na fabricação de palhetas. Dentre eles, principalmente pedras, madeiras, ossos, marfim, conchas, madrepérola, couro, chifres, metais e casco de tartaruga marinha foram largamente testados, sempre na busca de um material que resultasse numa melhor combinação entre tonalidade e flexibilidade.
Palheta de pedra       
    
   Palheta de madeira   
       

Palheta de Madreperola                         
                     

Palheta de chifre     








 No começo do século retrasado, o casco de tartaruga marinha (infelizmente) foi muito utilizado na fabricação de palhetas, que foram largamente exportadas da Europa para a América, tornando-se o primeiro material utilizado para a fabricação destes artefatos em escala industrial. No entanto, o processo era todo manual, lento e desde aquela época, já não visto com bons olhos pelos naturalistas.
Palheta Casco de Tartaruga

  A primeira grande resposta à busca, estava num dos materiais mais maravilhosos e revolucionários já produzidos pelo ser humano: a celulóide! O primeiro plástico comercial.
Descoberto por John Wesley Hyatt em 1870, a celulóide, um material semi-sintético, fez parte do cotidiano do mundo inteiro sob a forma de diversos objetos. Palhetas de celulóide foram produzidas em larga escala comercial, pois podiam ser fabricadas em diversos padrões de cores, espessuras e formas diferentes e comercializadas a baixíssimo custo... porém, esta ainda não seria a solução final!
Muitos outros materiais sintéticos e bem mais baratos começaram a ser descobertos e testados como palhetas, substituindo aos poucos a celulóide: polímeros, baquelita, acetato, acrílico, nylon, fibras plásticas de carbono, plásticos cerâmicos, delrin e etc. Hoje em dia, usamos tambem plásticos compostos e laminados assim como material celulósico termoplástico.
FIM!!


Gostaram? agora vou expressar minha opniao (rsrsrs)


Nao sei se voces Sabem daquela numeraçao que tem nas palhetas (exemplo: 0.50 mm ) sao os milimetros de espessura que a palheta tem, na minha o opniao as mais rigidas sao melhores para solar
(1.0 a 2.0 mm), as mais flexiveis sao melhores para fazer batidas
(0.50 a 0.90), mas isso e uma questao de gosto e costume. A palheta dependendo da espessura altera a pegada tipo; Hard Rock, recomendo as palhetas mais rigidas pois no rock voce tem muitas palhetadas alternadas e as mais grossas te dao essa pegada mais legal.
E isso galera gostou? clique em alguma coisa boa ai em ↓ se nao gostou clica do mesmo jeito.
Duvidas Manda Email e sigam meu Twitter @kingofguitars


domingo, 24 de julho de 2011

Meu Violão

Meu violao e simples e Clássico bom para tocar MPB, Samba, Musicas classicas em geral; tem uma boa pegada e o som e bem legal. Resumindo Um instrumento ideal para música clássica.


Caracteristicas

- Violão Nylon
- Tampo em Spruce ( tipo de madeira)
- Fundo e lados em Linden 
( tipo de madeira)
- Escala e Ponte em Maple Tingido 
( tipo de madeira)

Prós

Ele e otimo para musicas classicas em geral, tem um braço meio arrendondado dado nas extremidades e achatado no meio, isso lhe dar uma boa pegada, o tampo em Spruce deixa soar um som bem limpo e bonito. Alem do mais e um instrumento bom e barato.

Contras

Ele nao vem com captaçao ou seja se voce quiser tocar em lugares publicos(shows) vai ter que comprar captadores. Eu comprei esse captador e um pouco caro mas vale a pena.
Nao aconselho a investir muito nesse violao alem do mais ele nao precisa de investimento ja e muito bom do jeito que tá. Outra coisa ele nao tem Cutway ( Cutway um corte no violao nas casas mais agudas proporcionando um melhor acesso para executarem solos)
e dai nao da pra solar muito, mas violao classico naop foi feito pra solar.

Retirando o conceito de pros e contras, ele tem um bom acabamento, um design classico bem bonito, uma boa sonoridade se quiserem eu faço um video mostrando pra voces as muitas qualidades e os poucos defeitos desse lindo violao.

Vlw se gostaram sigam-me no twitter @kingofguitars!!!
Duvidas diogonsr@yahoo.com.br

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Musica e a minha Religião

    A musica. Esta em todo lugar, nao ha uma palavra frase que nao coincida com uma musica, como eu digo a musica nao e apenas som é uma arte que por alguns é muito bem apreciada, mas isso tambem depende do estilo e do gosto musical de cada um, tem gente que gosta de barulho, por que, aqueles pagodes e funks em carros com uma tonelada de aprelhagem de som nao pode ser chamado de musica, isso e um insulto a verdadeira musica que nao tem uma letra depravada (me desculpe quem gosta) mas e fruto de uma cabeça sem imaginaçao porque do começo ao fim so tem uma frase na musica o resto e repetiçao e enrolaçao aquela.            Por isso os cantores de pagode/axe tem que ser malhados com barriguinha definida peitos saradoes, porque a letra do barulho nao tem nada e eles apelam ao corpo sarado e ai eles se exibem e as mulheres gritam ISSO E UM INSULTO A MUSICA essa porcaria nao pode ser chamado de musica. Mas a musica nao so tem parte ruim se nao ela nunca seria minha religiao assim eu vo dizer aqui minhas inspiraçoes: 
1° Meu Pai
2° Igor Presnyakov
3° Yngwie Malmsteen
4° Eddie Van hallen
5° Angus Youngs (guitarrista Ac/Dc)
6° Andy Mckee...
Esses caras ai ↑ sao feras inclusive o 1°.
 ai nós pensamos nunca vou ser igual a eles. Eu acho que vou ser melhor, nos temos que nos esforçar por que sem esforço nao chegamos em lugar nenhum.
Para mim musica boa e musica com letra boa, com pegada boa, indicaçoes de Bandas:
Kid Abelha
Ac/Dc
Yanni
Gilberto GIl
Toquinho
Dire Straits


             MOMENTO ESCLARECIMENTO (kkk)
 Como o nome do meu blog diz "Reino das guitarras" mas nao gosto só do intrumento (guitarra), e tambem nao quer dizer que eu vou falar só de guitarra, adoro instrumentos de sopro principalmente a gaita, gosto tambem de percussao ja fiz curso de bateria, e tambem de piano ja fiz curso de teclado por alguns meses, mas meu instrumento preferido e a guitarra por isso coloquei o nome.  
Voce tambem pode fazer da musica sua religiao e so dedicar-se  a ela.
musica riqueza que deve ser preservada nao defamada e destruida
Duvidas mande e-mails ou add nas redes sociais